Secretaria de Educação

Núcleo Educação

Por meio da Educação, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural. O direito à Educação de qualidade é básico porque assegura o cumprimento de outros direitos.  É consensual a importância da Educação para  a construção de uma sociedade igualitária, democrática e sustentável.

Para promovermos uma educação de qualidade precisamos investir na formação inicial e continuada de professores, assim como o estabelecimento de planos de carreira. Combater com o fim da erradicação do analfabetismo. Nossa sociedade deve assumir de forma integral o direito à diversidade. Isto inclui uma Educação Básica dos 4 aos 17 anos e grande esforço em direção a ampliação do aprendizado. Uma Educação Integral de no mínimo, sete horas diárias ou 35 horas semanais – para articular o desenvolvimento de habilidades em diversas áreas do conhecimento (arte, cultura, esporte, meio ambiente, ciência, e tecnologia, cidadania), inclusive reconhecendo outros espaços da comunidade como locais de aprendizagem.

A Educação é um direito social, previsto pela Constituição Federal Brasileira de 1988 no artigo 6º dentro do   Título sobre Direitos e Garantias Fundamentais “São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, a previdência social, a maternidade, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”. Perguntar a importância da Educação é como perguntar qual a importância do ar para nós. É pela Educação que aprendemos a nos preparar para vida”